sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Alunos da rede estadual têm até dia 25 para renovar sua matrícula

Principal
 A renovação de matrículas da rede estadual de ensino já começou. Este ano o calendário foi dividido em duas etapas: a primeira, já iniciada, é focada para alunos que já estudam da rede estadual, e a segunda, que terá início em janeiro de 2012, será destinada às transferências e aos novos alunos. 
Uma carta que foi elaborada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, está sendo entregue aos estudantes ou responsáveis, junto também receberão um termo de renovação emitido pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE). Para confirmar o interesse em permanecer na unidade escolar e a série que irá cursar em 2012, o aluno/responsável terá que devolver a carta até o dia 25 de novembro. 
Em janeiro, quando começa a segunda etapa, transferências e matricula de novos alunos, a matrícula poderá ser efetuada nas escolas da rede estadual ou no Portal da Educação

Alessandra Oliveira

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MEC incluirá livros digitais na seleção de exemplares para 2014


O Ministério da Educação (MEC) abrirá, de 9 de dezembro 2011 a 1º de maio de 2012, o período de pré-inscrição de obras didáticas para os anos finais do ensino fundamental do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ano de 2014. A novidade para a próxima edição é que os editores podem apresentar objetos educacionais digitais complementares aos livros impressos.
A entrega dos exemplares para avaliação está prevista para o período de 7 a 11 de maio de 2012. Em caso de aprovação, esse novo material será enviado aos alunos com as obras impressas.
Serão selecionados livros de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol), para estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.
Como estabelece o edital do FNDE, os livros inscritos passarão por uma seleção. As obras aprovadas integrarão o Guia do Livro Didático 2014, que conterá resumo de cada uma para permitir a professores e diretores a indicação daquelas mais adequados ao processo pedagógico. O edital foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira.

O cadastramento das obras pelos detentores de direitos autorais deve ser feito na página do FNDE na internet.


                                                                                       Alessandra Oliveira


terça-feira, 8 de novembro de 2011

PROCESSO SELETIVO PARA DIRIGENTES ESCOLARES

Acontecem nos dias 16, 17 e 21 de novembro as eleições para dirigentes nas escolas da rede estadual. Esse é um dos momentos mais importantes da vida da escola. Todos devem participar. Professores, servidores, pais, responsáveis e estudantes acima de 12 anos podem votar. É imprescindível conhecer as propostas dos candidatos e decidir pela equipe gestora mais comprometida com a melhoria da qualidade de sua escola.
Depois de três anos da primeira eleição, agora todos voltam às urnas para fortalecer o processo democrático na escola. Essa é mais uma ação do programa Todos pela Escola, que une Governo e sociedade para melhorar a qualidade da educação pública. Afinal, a participação de todos no processo eleitoral é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor para nossos estudantes.
Pratique sua cidadania! Mais informações acesse: http://www.educacao.ba.gov.br/node/2598 

Jaquison Ribeiro

A educação no Japão

 
O atual sistema educacional japonês consiste em seis anos de escola elementar, três anos de ginásio, três anos de colégio, mais dois anos de ensino técnico superior ou quatro anos de universidade. O ensino é obrigatório até a idade de 15 anos, mas 90% das pessoas completam o ensino médio - o colégio - e 40% se formam no técnico superior ou na universidade. A proporção de alunos do sexo masculino é maior nas universidades, enquanto no técnico superior a proporção maior é de alunas.
O Japão tem tanto escolas públicas como privadas, em todos os níveis. Nenhuma delas é totalmente gratuita, mas as escolas públicas são consideravelmente mais baratas que as particulares. Muitas escolas primárias e de nível médio são públicas, enquanto a maior parte dos jardins-de-infância, escolas técnicas e universidades são particulares.
SISTEMA ESCOLAR
Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8h30 da manhã e terminam às 3h50 da tarde. No primário, as aulas duram 45 minutos, com uma pausa de 10 minutos entre uma aula e outra. A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos. Os alunos vão à escola aos sábados duas vezes por mês, das 8h30 da manhã ao meio dia e meio.
SISTEMA DE EXAMES
Ao mudar de instituição escolar, os alunos precisam prestar exames para entrar em escolas ginasiais, colégios e universidades. No caso de escolas públicas e de universidades, os alunos sempre têm de fazer exames de admissão.
Os exames de admissão das universidades ou vestibulares são particularmente difíceis e são popularmente chamados de inferno de exames. Estudantes que são reprovados tornam-se rõnin, um termo antigamente usado para designar um samurai sem mestre ou patrão. Existem escolas preparatórias com propósito exclusivo de preparar esses alunos para os exames de admissão.
Algumas escolas particulares oferecem ensino do jardim-de-infância à universidade. Nestes casos, os alunos terão somente que fazer um exame de admissão ou entrevista quando entrarem na escola. Isso é chamado de "sistema elevador", o que quer dizer que uma vez que a pessoa entre na instituição ela vai automaticamente para o próximo patamar, até graduar-se na universidade.


Alessandra Oliveira

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Prova Brasil avalia mais de 380 mil estudantes na Bahia

Até o dia 18, mais de 380 mil estudantes de 5.200 escolas da Bahia, tanto da rede pública quanto privada, devem fazer a avaliação da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
A média de desempenho na avaliação calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e ajuda na correção de distorções e direcionamento de recursos técnicos e financeiros para setores considerados prioritários.
A coordenadora de avaliação da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Fátima Medeiros, disse que houve uma mobilização intensa junto aos gestores para que organizassem as escolas e esclarecessem os alunos sobre a avaliação. “Eles sabem a importância da avaliação para o replanejamento das ações pedagógicas e para a reflexão dos trabalhos desenvolvidos nas escolas”.
A coordenadora informou que todos os coordenadores foram orientados para que entrassem em contato com os gestores e auxiliá-los na organização das datas e horários da avaliação. Até o fim do prazo, as provas serão realizadas de acordo com o cronograma de cada escola.

 
 Assista o vídeo oficial



Alessandra Oliveira