sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MEC vai cortar 50 mil vagas em cursos mal avaliados de instituições de educação superior

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) informou que pretende suspender 50 mil vagas em cursos superiores nas áreas de saúde, administração e ciências contábeis que tiveram notas abaixo de 3 no Índice Geral de Cursos (IGC). De 1.828 instituições de ensino superior que foram avaliadas, 683, ou 37,3% ficaram abaixo da média no IGC, divulgado nesta quinta. Ainda não foram divulgadas quais instituições serão afetadas pela decisão.
O ministro da Educação, Fernando Haddad justifica. “Nós queremos impulsionar aquelas que têm compromisso com a qualidade e restringir as atividades daquelas que estão com dificuldades até que essas dificuldades sejam saneadas para que elas recuperem a liberdade que tinham para criar cursos e expandir o processo seletivo”.
A instituição com maior índice contínuo (4,89) é privada – é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef), que fica no estado do Rio de Janeiro e é vinculada à Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Faculdade de Administração de Empresas (Facamp) foi a segunda colocada, com 4,74 pontos. Ambas são particulares.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que pela primeira vez participou da avaliação, obteve a liderança no ranking entre as universidades e instituições públicas neste ano, com 4,69 pontos. A Universidade de São Paulo (USP), que costuma aparecer em primeiro lugar entre as instituições brasileiras em rankings internacionais, não aparece na avaliação, pois não participa do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é usado no cálculo da nota.


Alessandra Oliveira

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Encerramento das atividades do Programa A Tarde Educação

Para marcar o encerramento das atividades do Programa A Tarde Educação na Rede Municipal de Ensino de Salvador, acontece na próxima sexta-feira (18), às 13h30, o III Seminário Mídia/ Educação e Suportes Digitais, no Auditório Zélia Gattai, no Centro Universitário Jorge Amado, na Avenida Paralela.
A programação conta com duas palestras que serão ministradas pelo professor Alfredo Eurico Rodrigues Matta e pela jornalista Cristiane Parente. Para se inscrever, os educadores devem ligar para o telefone (71)3340-8782 até o dia 16 de novembro.
O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), com o Jornal A Tarde e tem como objetivo fomentar o hábito de leitura e formação de leitores através da produção do jornal mural e utilização do periódico como recurso pedagógico. Este ano, o A Tarde Educação trabalhou com os professores do 5° ano, do ensino fundamental, de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Jaquison Ribeiro

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Segundo dia de prova da UFBA

A UFBA aplicou hoje as provas de Matemática, Ciências Humanas e Língua Estrangeira, neste último dia de exames da primeira fase de seu vestibular anual. Dos 36.287 inscritos para 6.436 vagas dos cursos tradicionais de graduação, 3.399 não compareceram para fazer as provas no primeiro dia, no domingo, o que corresponde a 9,36% do total de candidatos.

Nos Pavilhões de Aulas I e III, no bairro de Ondina, em Salvador, os portões foram abertos pontualmente às 7h30 da manhã, e fechados com uma tolerância de dois minutos. Pelo segundo dia consecutivo, a universidade não contabilizou retardatários, mas muitos estudantes deixaram para passar pelos portões nos últimos segundos antes do término do prazo limite, aproveitando esse tempo para revisar pela última vez as fórmulas de Matemática.

A despeito das críticas de alguns candidatos, de que os fiscais estão despreparados porque desconhecem regras básicas do exame, a universidade informou que todos eles passaram por um "rigoroso processo seletivo", além de quatro treinamentos.


Alessandra Oliveira