terça-feira, 29 de novembro de 2011

O número de ingressantes no ensino superior é semelhante ao de 4 anos atrás

Crescimento no número de ingressos no ensino superior desacelerou em 2010, mostram dados de censo divulgado nesta segunda-feira 28/11/2011.

O número de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2010 foi semelhante ao dos anos anteriores, num sinal de desaceleração dos avanços na área. No ano passado, pouco menos de 2,2 milhões de estudantes entraram no ensino superior no Brasil. O índice, embora maior do que o de 2009, é semelhante aos de 2007 e 2008. O Brasil encerrou o ano de 2010 com cerca de 6,5 milhões de estudantes universitários – dos quais 173 mil se dedicam a uma pós-graduação. Um número ínfimo quando colocado em perspectiva: os universitários são apenas 3,4% da população brasileira, estimada pelo IBGE em 190,7 milhões de pessoas.
“Houve um incremento muito forte na década, que fecha mais do que dobrando o número de universitários no Brasil”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, em entrevista coletiva. O petista ressaltou ainda que o Brasil está caminhando para superar as metas do Plano Nacional de Educação, que traçou objetivos até 2020. Apesar do crescimento, o número de alunos formados continua sendo menos da metade dos que ingressam na faculdade: no ano passado, pouco mais de 970 mil alunos concluíram o ensino superior.
O censo divulgado nesta segunda-feira mostrou também o avanço do ensino noturno: hoje, mais de 70% dos estudantes da rede privada e cerca de 30% dos alunos da rede federal optam por essa modalidade. O ensino à distância, que há uma década tinha uma participação irrisória, abarca atualmente 14,6% do total de alunos matriculados.
Qualidade – O crescimento do número de estudantes no ensino superior não tem sido acompanhado de uma evolução igualmente rápida na qualidade de ensino. “Nós estamos trabalhando, porque os problemas são globais. O Brasil está caminhando para isso. Nós temos melhorado todos os indicadores de qualidade interna. E, quanto à excelência, temos um predomínio na América Latina”, disse Luiz Cláudio Costa, secretário Nacional de Ensino Superior.

                                                                                                                 Emily Curcino

Projeto Educação Profissional encerra inscrições amanhã

Interessados em concorrer a uma vaga para o curso técnico de nível médio da rede estadual têm até esta quarta-feira para se inscreverem. Serão ofertados 49 cursos na forma de articulação subseqüente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio na rede pública de ensino até o ano de 2011 e quer voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio.
São 7.844 vagas para os Centros Territorias e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2012. As inscrições estão sendo feitas desde o último dia 18, exclusivamente, no Portal da Educação e no blog da Educação Profissional.
 
As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico que acontecerá no dia 13 de dezembro, às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O sorteio que será transmitido por videoconferência e será acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães.
 A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá dias 24 e 25 de janeiro de 2012. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2012.

Veja o calendário e não perca tempo


 Alessandra Oliveira




Programa Educacional Norte-Americano é Implantado no Brasil

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país. O programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
No estado da Bahia o programa foi implantado em 2003, na Fundação Bradesco com os Policiais Militares da 3ª CIPM de cajazeiras que foram devidamente capacitados.
A escola que tiver interesse em participar entra em contato com a companhia da policia militar do bairro ao qual está localizada e solicita a aplicação do programa que é apresentado aos familiares e somente com a sua autorização o aluno passa a freqüentar as aulas. 
As aulas que são acompanhadas com uma cartilha acontecem em apenas um dia da semana tendo duração de uma hora. O material didático é composto de 10 lições que abordam os malefícios das drogas licitas e ilícitas, como se prevenir e o combate a qualquer tipo de violência. Ao término do programa o aluno participa de uma solenidade de formatura, para tanto ele precisa: preencher corretamente o livro do estudante; freqüentar as aulas (no máximo duas faltas justificadas); comportar-se bem durante as aulas, respeitando os combinados PROERD; escrever uma redação para a formatura, mostrando os novos conhecimentos por fim, manter-se longe das drogas. A uniformização característica militar, somada à divulgação da marca, decorre da aquisição de um Kit, camisa e boné, cujo comércio se dá entre escola e fabricante, uma vez que a Secretária de Segurança Pública – Polícia Militar, não disponibiliza esse material. Enfim o aluno contribui com uma taxa de R$ 12,00, usado na compra de uma camisa e um boné padronizado para participar de uma solenidade formal onde ele recebe um diploma que o destaca como PROERDIANO. 
Como instrutora do programa a sargento Fabiana Almeida, que atua na Escola Jesus Cristo localizada em Pau da Lima, relata que a maior dificuldade se encontra nas famílias dos alunos que já são usuários de drogas, já que ela busca a conscientização pela prevenção.    
A parceria família, escola e policia vem dando certo, pois estudos e pesquisas relataram que mais de 70% dos alunos que já participaram das aulas passaram a ter consciência e hoje com a maior idade não fazem uso de drogas e os que já faziam deixaram de consumir.
Segundo Cap. Leão, coordenador do programa no Estado da Bahia, o funcionamento do programa depende de recursos financeiros, humanos e da capacitação dos instrutores. “Para atender a demanda das escolas que é maior que a companhia militar, necessitaria de maiores investimentos”.     
O programa que é preventivo atua em escolas da rede pública e privada, especialmente nas áreas de grande risco. Para o Subtenente Roberval Barreto, instrutor do programa desde 2003 o sucesso do programa na sua totalidade depende de maior investimento para a sua efetivação e do desempenho de cada parte envolvida.
A estudante Suélen Conceição que participou do programa na 4ª e 5ª série nos anos 2008 e 2009 garante que as aulas são bastante atrativas e permite ao aluno uma reflexão sobre a violência e as graves conseqüências do consumo de drogas. 



Alessandra Oliveira
Emily Curcino 
Jaquison Ribeiro