quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Uneb em Jacobina inscreve para especialização em Educação e História

O Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Jacobina, no norte do estado, inscreve para o curso de especialização em educação e história até a sexta-feira.
A especialização é gratuita e serão ofertadas 20 vagas, sendo que 40% delas são destinadas a candidatos negros e 5% aos indígenas que estudaram em escolas públicas. Para a efetuar a inscrição, o candidato deve entregar documentos exigidos em edital na sala da pós-graduação do DCH, das 14 às 18h ou enviar o material pelos Correios, via Sedex.
O processo seletivo terá avaliação curricular, análise do anteprojeto e entrevista. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 9 de dezembro. O curso tem carga de 405 horas-aula e duração de 18 meses. As aulas estão previstas para começar em janeiro do próximo ano.

Alessandra Oliveira

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cultura e História africanas chegam às escolas públicas

As escolas públicas vão receber no ano letivo de 2012 livros didáticos sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira.  Serão distribuídas obras para alunos da educação infantil ao ensino médio. A proposta dessa iniciativa é proporcionar aos alunos a compreensão do desenvolvimento histórico dos povos africanos e de sua relação com outros povos, a partir de uma visão objetiva do continente africano. 

O material tem como referência os oitos volumes da coleção História Geral da África. Editada em português graças à parceria entre a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Ministério da Educação, a obra completa foi enviada às bibliotecas públicas em 2011. As escolas receberão também dois livros síntese da obra completa da História Geral da África, com conteúdos relacionados à história, cultura, economia, política e arte.

“Temos ainda no Brasil a cultura do embranquecimento da população e a negação de toda uma cultura afro-descendente que também construiu este país”, ressalta Viviane Fernandes Faria, diretora de políticas para educação no campo e diversidade do MEC.
Emily Curcino

Frases educativas


"A educação de um povo pode ser julgada, antes de mais nada, pelo comportamento que ele mostra na rua. Onde encontrares falta de educação nas ruas, encontrarás o mesmo nas casas."

"A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor."
                                                                                    António Vieira
Emily Curcino

Secretaria colabora com plano de metas do Pronatec



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia participa na quarta e quinta-feira (dias 23 e 24), em Brasília, da oficina de trabalho para a elaboração do modelo de Plano de Metas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os Estados. A oficina é promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).
O Plano de Metas é o documento institucional previsto na Lei Federal nº 12.513/11 (lei de criação do Pronatec) que define os parâmetros técnicos de atuação das instituições envolvidas no programa, na condição de ofertantes. O modelo de Plano de Metas gerado nesse encontro será apresentado e validado na V Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em São Paulo, nos dias 28 e 29 de novembro.
O Plano de Metas auxiliará na distribuição de cursos/vagas na Bahia onde a Rede Estadual de Educação Profissional deverá ofertar, no mínimo, 2 mil vagas para cursos técnicos concomitantes e 5 mil vagas para cursos de formação inicial e continuada/qualificação profissional já no próximo semestre. Espera-se, com isso, que o Pronatec contribua para que o Estado atinja, até 2014, a meta de 84 mil matrículas em educação profissional e de qualificação. Fique por dentro das informações pelo site http://www.educacao.ba.gov.br/

Jaquison Ribeiro

domingo, 20 de novembro de 2011

Educação profissional: abertas inscrições sorteio eletrônico

Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 7.844 vagas para os Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional, na capital e interior, na forma de articulação subseqüente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio na rede pública de ensino e quer voltar a estudar fazendo um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2012. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação, pelo site http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/2941

Jaquison Ribeiro