terça-feira, 8 de novembro de 2011

A educação no Japão

 
O atual sistema educacional japonês consiste em seis anos de escola elementar, três anos de ginásio, três anos de colégio, mais dois anos de ensino técnico superior ou quatro anos de universidade. O ensino é obrigatório até a idade de 15 anos, mas 90% das pessoas completam o ensino médio - o colégio - e 40% se formam no técnico superior ou na universidade. A proporção de alunos do sexo masculino é maior nas universidades, enquanto no técnico superior a proporção maior é de alunas.
O Japão tem tanto escolas públicas como privadas, em todos os níveis. Nenhuma delas é totalmente gratuita, mas as escolas públicas são consideravelmente mais baratas que as particulares. Muitas escolas primárias e de nível médio são públicas, enquanto a maior parte dos jardins-de-infância, escolas técnicas e universidades são particulares.
SISTEMA ESCOLAR
Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8h30 da manhã e terminam às 3h50 da tarde. No primário, as aulas duram 45 minutos, com uma pausa de 10 minutos entre uma aula e outra. A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos. Os alunos vão à escola aos sábados duas vezes por mês, das 8h30 da manhã ao meio dia e meio.
SISTEMA DE EXAMES
Ao mudar de instituição escolar, os alunos precisam prestar exames para entrar em escolas ginasiais, colégios e universidades. No caso de escolas públicas e de universidades, os alunos sempre têm de fazer exames de admissão.
Os exames de admissão das universidades ou vestibulares são particularmente difíceis e são popularmente chamados de inferno de exames. Estudantes que são reprovados tornam-se rõnin, um termo antigamente usado para designar um samurai sem mestre ou patrão. Existem escolas preparatórias com propósito exclusivo de preparar esses alunos para os exames de admissão.
Algumas escolas particulares oferecem ensino do jardim-de-infância à universidade. Nestes casos, os alunos terão somente que fazer um exame de admissão ou entrevista quando entrarem na escola. Isso é chamado de "sistema elevador", o que quer dizer que uma vez que a pessoa entre na instituição ela vai automaticamente para o próximo patamar, até graduar-se na universidade.


Alessandra Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário