terça-feira, 1 de novembro de 2011

Falta de qualidade da educação

Refletir sobre a qualidade da educação é uma tarefa extremamente desafiadora pela a relevância e a complexidade do assunto. Envolve desde a  qualidade até a política, passando por questões como o grau de percepção da sociedade e dos professores em relação ao problema da baixa qualidade, os caminhos para se conseguir uma melhor qualidade da educação nas instituições de ensino.
Denúncias são feitas há décadas e iniciativas não são tomadas, o que acaba levando à descrença e ao desânimo.
A não-aprendizagem dos alunos é profundamente angustiante, pois significa a negação do direito fundamental do ser humano de acesso a determinados elementos da cultura, saberes elaborados, categoriais, que dificilmente terá acesso fora da escola, pelo menos não de forma intencional, sistemática, crítica, coletiva e mediada, como acontece —ou deveria acontecer— na escola. O fracasso escolar é outra forma de exclusão: a exclusão dos incluídos, já que formalmente os alunos estão no sistema, mas não estão aprendendo, tendo, portanto boa parte de seu desenvolvimento comprometido.

Para conhecer um pouco mais dessa realidade, escondida atrás dos muros altos das escolas, assista ao vídeo clip da música Estudo errado de Gabriel Pensador.



Algumas questões para se repensar
·         Por que os professores não são valorizados?
·         De quem é o interesse que a educação permaneça sem qualidade?
·         A quem de fato interessa um bom professor?
·         Por que os professores não se rebelam com os históricos índices de fracasso escolar?
·         Por que os professores aceitam a frágil formação inicial que lhes é oferecida?
·         Por que a sociedade exige cinco ou seis anos, até em período integral, para formar um engenheiro ou um médico, e permite formar um professor em três anos à noite?
·         Por que tanta gente se propõe a dar aula mesmo não tendo formação específica?
·         O professor de fato deseja ser professor?

Alessandra Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário